domingo, 28 de novembro de 2010

SIGMUNDO FREUD
Por Suelene Soares Maia
  
            Sigmund Freud foi casado com Maria, com quem teve 6 filhos. Nasceu no dia 06 de Maio de 1856, nas proximidades de Viena. Aos 4 anos foi pra Viena junto com a família por motivos financeiros.
            Freud era judeu e viveu em uma sociedade cheia de preconceitos contra estes. Foi sempre um excelente aluno e decidiu livremente fazer medicina e entrou na mesma em 1873. Na universidade enfrentou o preconceito contra os Judeus, de colegas e professores, isso fez com que fosse necessário muita persistência para continuar em tal ambiente.
            No entanto “estas primeiras impressões universitários tiveram a conseqüência importantíssima de acostumar-se a figurar, nas fileiras da oposição e fora da “maioria compacta dotando-me de uma cera independência de julgamento”.
            Quando terminou o curso de medicina Freud mudou-se para Paris, afim de especializar-se em neurologia.
            Em 1885 tornou-se aluno do Dr: Charcot a quem muito admirou o quyal exerceu influência decisiva sobre ele, principalmente em dois pontos:
a) o Dr: Charcot acreditava que as doenças mentais eram originadas de certos fatos passados na infância dos indivíduos doente.
b) Para fazer com que seus pacientes narrassem fatos do seu tempo de criança, o Dr: Charcot usava a Hipnose que é um estado semelhante a um sono profundo, no qual o paciente age por sugestão externa. O conhecimento de certos episódios emocionais da infância dos indivíduos ajudaria o médico a descobrir as causas de suas doenças.
c) De volta para Viena em 1886, Freud associou-se ao Dr: Breuer. Ambos usavam o método do Dr. Charcot, isto é hipnotizavam seus doentes de modo que contassem fatos de sua infância.
            Esse relato tinha dois efeitos: fornecia os dados que auxiliavam o médico no diagnóstico da doença e aliviavam o paciente, libertando-o de alguns sintomas, tais como: angústia, agitação, ansiedade e etc.
            Freud e Breur chamava essa libertação que se processava nos pacientes de catarse. Notavam que essa cura era transitória, logo apareciam outros sintomas de perturbação.
            Freud e Breur trabalhavam juntos em alguns casos, sem empregar a hipnose. Após terem captado totalmente a confiança do paciente, levavam-no a relatar seu passado em estado normal.
            Notaram que ocorria, muitas vezes o fenômeno chamado de transferência afetiva.
            Em 1895 Dr. Breur e o Dr. Freud se interessava sobre a influência da sexualidade na vida de seus pacientes.
            Desde este momento do ano de 1895 até o fim de sua vida, Dr. Freud desenvolve a psicanálise  e toda a sua existência se encontra inteiramente ligado a este desenvolvimento.
            Trabalha sozinho durante 10 anos, sem nenhum reconhecimento científico. Em 1900 publica o seu mais famoso livro interpretação dos Sonhos”
            Em 1908 existe 1º encontro Psicanalítico onde Freud encontra o seu famoso discípulo Jung.
            Em 1914 Jung se separa do Dr. Freud por divergências de idéias.
            Freud trabalha sozinho até a sua morte, publicando uma quantidade imensa de trabalhos.
            O reconhecimento da Psicanálise vai se ampliando, e no final de sua vida já é reconhecida com uma celebridade mundial.
            Durante a 2ª guerra mundial ele vai se fixar em Londres para se proteger dos Nazistas. Em 1939 surge a agonia do Câncer no maxilar superior e no dia 23 de Setembro de 1940 com 86 anos vem a falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário