MENSAGENS


SER    ORIENTADOR  EDUCACIONAL


 Por Suelene Soares  Maia



 
Ser Orientador é ser presença amiga, que estende a mão nas horas de desencantos;

Ser Orientador é saber colocar-se no lugar do outro e torna-se sensível aos sofrimentos alheios, para enxugar uma lágrima, ouvir um lamento, com compreensão, ternura e carinho;

Ser Orientador é ser exemplo de doação e equilíbrio, estar disposto a dar mais, do que receber;

Ser Orientador é ser democrático para ter o discernimento de saber ouvir e falar na hora certa;

Ser Orientador é saber buscar a verdade com honestidade e sinceridade. Sendo firme e justo nos momentos incertos;

Ser Orientador é ter sede de saber, estudar sempre, para almejar novos conhecimentos científicos e ajudar a progredirem todos aqueles que dele depender;

Ser Orientador é estar sempre mais na condição de compreender do que ser compreendido;

Ser Orientador é trabalhar com dedicação, amor e com fé na força infinita de Deus, compreender que o ser humano é capaz de superar suas dificuldades ou limitações, acreditar em sua transformação, estar convencido de que todos possuem um grande potencial para aprender;

Ser Orientador é estar persuadido de que possui a nobre missão, a de ser “educador”, estar convicto de que é importante para ajudar a ser importante àqueles que dele necessita, para desabrochar em criatividade, bom senso e equilíbrio com liberdade e responsabilidade;

Lembre-se “é bom ser importante, porém o mais importante é ser bom”, se você consegue reunir esses atributos, então pode tranquilamente dizer eu sou importante, pois “eu sou Orientador”.




 

 

AS VIRTUDES ESTÃO DENTRO DE VOCÊ


                                                                    autor desconhecido

Todos nós podemos ser virtuosos. Desenvolver qualidades como caridade, amor e honestidade, entre outras, é como cultivar uma planta desde a semente. Regando-a diariamente, ela criará raízes fortes e dará frutos que vão alimentar não só você, mas o mundo inteiro.

As virtudes estão entre nós. E sempre estiveram. Do Oriente ao Ocidente, entre ricos e pobres, budistas e cristãos, judeus e mulçumanos, elas norteiam as ações e o comportamento humano. Compaixão, solidariedade, bondade, coragem... Em cada época, em cada cultura, algumas são mais valorizadas, outras menos, acompanhando as transformações da sociedade. Reuni-las todas, ao mesmo tempo, pode ser tarefa apenas à altura de alguém iluminado ou santificado. Mas todos podemos desenvolver várias delas, com determinação. Assim, nos tornamos mais fortes, equilibrados, doces. Mais humanos, enfim.

No século 4 a.C., o filósofo grego Aristóteles definiu a virtude como a disposição para fazer o bem. Disse também que o conjunto delas é um patrimônio de nós todos por expressar nossa capacidade de agir humanamente. “As virtudes ~soa um tesouro coletivo, que cada um pode lapidar dentro de si”, confirma o psicólogo e administrador José Enesto Bologna, presidente do Ethos Desenvolvimento Humano e Organizacional, de São Paulo.

Essas qualidades fazem parte do DNA humano, sustenta José Ernesto. “São valores tão antigos quanto o homem, Arquiólogos descobriram vestígios de nômades que viveram 12 mil anos antes de Cristo e carregaram em suas mudanças uma criança paraplégica durante 11 anos”, conta o especialista.

Na Grécia antiga, Aristóteles e enunciou uma receita que continua atual: as virtudes são atributos da vontade e precisam se repetidas para se tornarem hábito. Até se materializarem em ações concretas, complementa José Ernesto Bologna, permanecem restritas á esfera virtual (que existe como possibilidade, porém sem exercício real). “Precisamos alcançar uma virtude por esforço e não esperar que ela chegue a nós por obra divina ou da natureza”, afirma o psicólogo.

Um dos caminhos para acessar as próprias virtudes é agir de acordo com os sentimentos, diz Cecília Valentim, especialista em análise bioenergética (técnica que combina psicanálise e trabalhos corporais), de São Paulo. “Busque internamente o que lhe faz bem, as qualidades que lhe são mais caras, essenciais, em si mesmo e nos outros”, ensina Cecília.


 





AUTODISCIPLINA

 

autor desconhecido



 “É injusto e imoral tentar fugir ás conseqüências dos próprios atos.” A língua é o órgão da palavra e do gosto. “Com a língua caímos no exagero, proferimos a mentira e pronunciamos as palavras que ferem.”
            “Com uma DISCIPLINA adequada podemos transformar em seres pouco”.
Inferiores aos ANJOS.
             “ Aquele que dominou os sentidos é o primeiro e o mais importante dos HOMENS”.
Todas as verdades estão nele. DEUS manifesta-se por meio dele. “Tal é o poder da AUTODISCIPLINA.”
             A experiência ensinou-me que o SILÊNCIO faz parte da disciplina espiritual de um seguidor da VERDADE.
             A tendência a exagerar, a eliminar ou modificar a verdade consciente.
Inconscientemente é uma fraqueza natural do HOMEM. Para vencê-lo é necessário o SILÊNCIO.
 Um homem de poucas palavras dificilmente será leviano nas suas conversas. “Medirá as palavras.”
             “Aqueles que têm um grande AUTOCONTROLE, ou que estão totalmente absortos no trabalho, fala pouco. Palavras e ação juntas não estão bem. Repare na natureza: Trabalha continuamente, mais em SILÊNCIO.”
              “Só aquele que está unido a DEUS pela CONFIANÇA pode vencer a tempestade que agita em seu CORAÇÃO.”
 “Aquele que não é capaz de governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.”
  “Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como ÚNICO OBJETIVO, obtém a capacidade de fazer qualquer COISA.”


 
 

VOCÊ É UMA DÁDIVA DE DEUS

                                                  De Catarina da Silva Seibt



 
anjo
    

Você é uma dádiva que Deus criou;
E a colocou nesta escola.
Você que luta se dedica e nunca se cansa,
Vive a procura de novos métodos e técnicas.
Para solucionar fenômenos.
É compreensiva, solidária, dedicada
Mediadora, competente e compromissada.
E esta escola a parabeniza
Você é essência que perfuma a matéria
É a luz que clareia as dúvidas.
É a rocha que sustenta os que buscam.
Mas também é meiga e tem uma capacidade
De entender o que vai além do esperado
Por isso e por outros motivos que,
Vale a pena ser orientadora
Para entender e compartilhar a linguagem das flores
E a comunicação das estrelas.

A você orientadora Educacional

Hoje acordei sem inspiração;
Mas vou falar o que sai do coração.
Ser mediador do conhecimento
É expandir aos quatro ventos.


Sob a luz do teu olhar;

 

A grandeza e o valor do saber compartilhar.

 

Esta escola agradece pela benevolência;

 

E a competência que tens para educar.

 

Companheira de bons e maus momentos;

Queremos te agradecer,

Pela plenitude e a virtude no teu ouvir e falar

Sabedoria é sinônimo de alegria;

De quem luta todo dia.

Para a Nação melhorar!



sunbirds.gif (11468 bytes)
PROFESSOR COMO POUCOS

         POR: Suelene S. Maia
 
Assim como a árvore frondosa estende seus galhos para oferecer sombra para o viajante descansar, ele está sempre oferecendo seu ombro amigo, tendo sempre uma palavra amiga e de conforto.

Assim como o beija-flor vai de flor em flor oferecendo o seu amor às flores, é desse jeito que age esse esplendoroso educador, esta sempre cativando e conquistando a todos ao seu redor.


Assim como o sol ilumina a todos sem distinção, ele brilha os passos daqueles que precisam do seu amor, carinho e paciência, ele é um grande educador e está sempre preocupado em ensinar com responsabilidade.


Assim como as estrelas brilham na escuridão. Ele também ilumina aqueles que estão ao seu redor. Pois, tem sempre palavras afetuosas de apoio e de estímulos.


Assim como à noite cai gotas suaves de sereno, ele tem sempre para com seus educandos palavras serenas de amor para oferecer.


Assim como o galho da árvore torna-se flexível envergando brandamente para que possamos apanhar seus frutos, este educador torna-se flexível para cativar a todos, estando sempre propenso a mudar de idéias e de opinião, quando se fizer necessário.


Assim como a ponte serve para unir, este grande profissional nasceu para servir e plantar amor em todos os corações. Ele é um professor sábio que sabe dar amor e impor limites, que valoriza seus colegas e alunos elogiando sempre as boas atitudes e observando as virtudes, ressaltando as qualidades e mostrando os defeitos para ajudá-los a superar.


E você, professor é um educador como pouco está sempre sorrindo e com palavras afetuosas para todos. Você é um grande exemplo de educador e estará para sempre gravado nos corações daqueles que o conhecem.

 

E nas escolas temos vários educadores como ele


Autora: Suelene S. Maia


.



 

 
                     

 

      







Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, VEJO QUE FALTA MUITAS COISAS AINDA, MAS TENHO CERTEZA QUE FICARÁ CADA VEZ MELHOR. PARABÉNS!

    ResponderExcluir